Práticas Tibetanas dos 5 Elementos

Atualizado: 4 de out. de 2021

Linhagem Tulku Lobsang Rinpoche


“ O Amor é disciplina sem esforço. O Amor é mindfullness sem meditação. O Amor é sabedoria sem conhecimento. O Amor é a prática mais importante.” Tulku Lobsang Rinpoche

Os 5 Elementos:

Na tradição tibetana, os 5 elementos da natureza Espaço, Terra, Vento, Fogo e Agua dão origem a tudo e são a base para disciplinas como a medicina, astrologia, calendário, psicologia e tradições espirituais.


O movimento dos 5 elementos são uma prática milenar tibetana e faz parte dos movimentos do Lu Jong, o yoga terapêutico tibetano que vem da linhagem do mestre Tulku Lobsang Rinpoche.

Lu em tibetano significa corpo e Jong significa transformação.


Os conhecimentos do Tulku se baseiam na tradição Bon do precioso conhecimento Tantrayana, que se baseiam na autotransformação e na base do Budismo Tibetano onde utilizamos o corpo para transformar o nosso estado de mente.


Tulku Lobsang Rimpoche é um respeitado mestre budista e distinto doutor em medicina tibetana que desde 2002 tem viajado pelo mundo expandindo os preciosos conhecimentos e sabedoria da sua venerável linhagem, incluindo o Lu Jong. Estudando em monastérios desde os 6 anos de idade, aos 13 foi reconhecido como a 8ª reencarnação do lama Nyentse. Aos 17 anos ele se mudou para a Índia para completar os estudos. Em 2002 estabeleceu a NagtenMelang International em Menali na Índia e posteriormente em Vienna/Austria.

A qualidade desses elementos em nosso corpo é vital para nossa saúde física, mental e energética pois compreendem o mundo material, o universo, a terra, nossos corpos, e mente.


 

Qual é o objetivo dessa prática?

O objetivo da prática é equilibrar e purificar os elementos em nosso corpo ajudando a reduzir o risco de doenças.

Os 5 movimentos do grupo dos 5 elementos trabalham simultaneamente toda dimensão do nosso bem-estar, melhora a nossa saúde física, aumenta a nossa energia e nossa felicidade, com elevada consciência corporal e silenciando nossos pensamentos agitados, respirando adequadamente centrando nossa atenção ao nosso interior podemos ter um profundo equilíbrio interno.


Atua na coluna vertebral aumentando a mobilidade, nos deixa mais resistentes às enfermidades. Quando os elementos são puros, nossas mentes estão claras e livres de emoções negativas. Esta claridade e calma nos permitem dar conta da natureza na nossa mente e acessar a nossa sabedoria inata. Portanto, estas práticas não só práticas físicas que tratam nossa saúde a nível material, mas também são práticas energéticas dirigidas a nossa saúde a nível espiritual.


Usando o corpo e treinando-o para um estado de pureza se pode transformar todo o ser: Corpo, palavra e mente, nos prepara para práticas mais profundas e sutis, e podemos transformar as partes impuras e experimentar a felicidade absoluta.


Benefícios:

  • Benefícios Físicos: benéfico para todas as doenças e cada elemento traz o seu beneficio especifico

  • Benefícios Mentais: Trabalham as qualidades deturpadas da mente transformando em qualidade pura.

  • Benefícios Energéticos: abre os chacras, desbloqueando nossos centros de energia.